Essa ferramenta pode se tornar seu novo melhor amigo se bem utilizada, se liga nessas dicas do Ateliê e se torne uma expert em combinações de cores!

 

 

Mas afinal o que é o Círculo Cromático?

Como seu próprio nome já diz, é um círculo em formato de pizza, dividido por 12 cores, entre elas cores PRIMÁRIAS (amarelo, vermelho e azul):

 

 

SECUNDÁRIAS (formadas pela mistura de duas cores primárias):

 

 

TERCIÁRIAS  (formadas pela mistura das cores secundárias com as cores primárias):

 

 

A partir dessas 12 cores, podemos criar uma infinidade de outras cores alterando sua SATURAÇÃO:

 

 

Como e quando devo utilizar o Círculo Cromático?

O Círculo Cromático já é comumente utilizado por designers em geral, artistas plásticos, estilistas, consultores de estilo e arquitetos. Existem quatro diferentes formas, bem fáceis de aplicar em seu dia a dia, para fazer a combinação de cores dos seus looks e arrasar.

MONOCROMÁTICO:

O Monocromático é a combinação de cores ” tom sobre tom”, você pode fazer combinações utilizando um mesmo tom ou variações de saturação de uma mesma cor. Essas combinações tendem a deixar seu look mais elegante e alongam a silhueta.

 

(imagem: via google).

(imagem: conteúdo autoral).

 

COMPLEMENTARES: 

As cores complementares se baseiam na combinação de cores que são opostas dentro do Círculo Cromático, normalmente essa combinação resulta em uma cor fria e outra quente, o que causa bastante contraste ao look e mesmo assim sem perder a harmonia. Esse tipo de combinação tende a trazer informalidade, ousadia e descontração ao look, deixando-o com um ar super moderno.

(imagem: via google).

(imagem: conteúdo autoral).

 

ANÁLOGAS: 

A combinação de cores Análogas se baseia em uma cor primária principal, e duas outras adjacentes à ela, essa combinação diferente da complementar, é de baixo contraste, a ideia é escolher uma cor como dominante e outras duas como complementares ao look, criando-se uma harmonia. Por serem cores vizinhas dentro do círculo possuem tons semelhantes umas as outras, então essa composição pode ser utilizada também, para criar looks degrades. Assim como as combinações monocromáticas, composições de cores análogas estão associadas a mensagem de elegância, porém por possuir mais cores trazem mais jovialidade.

(imagem: via google).

 

(imagem: conteúdo autoral).

 

TRIÁDICO:

A combinação de cores triádico se consiste como o nome já diz em três cores que possuem a mesma distância dentro do círculo, essa combinação assim como as complementares traz um aspecto vibrante ao look, e transmitem também uma mensagem de informalidade, ousadia e criatividade. Quanto mais cores contrastantes, mais impactante seu look será.

 

(imagem: via google).

 

(imagem: conteúdo autoral).

(imagem: conteúdo autoral).

 

Eai gostaram das dicas?

Usem e abusem delas e arrasem nos looks…